terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PAN - Ecologia: SOS Sementes livres - Campanha Europeia pelas Seme...

PAN - Ecologia: SOS Sementes livres - Campanha Europeia pelas Seme...:
"Em 2011 a Comissão Europeia vai propor uma nova regulamentação relativa à reprodução e comercialização de sementes, a chamada “Lei das Seme..."

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Curso de Introdução à Permacultura | Facebook

Curso de Introdução à Permacultura

Fw: Curso de Introdução à Permacultura

Caros amigos:

Realizar-se-á na Madeira um Curso de Introdução à Permacultura, durante três fins-de-semana, tendo este uma componente teórica e uma prática.

Curso de Introdução à Permacultura

Formador: João Jorge – Arquitecto; Permacultor (certificado pelo The Permaculture Institute, na Austrália com os professores Bill Mollison e Geoff Lawton);
Datas: 2 e 3 de Abril; 14, 15, 28 e 29 de Maio;
Local: Rua Professor Bettencourt Rodrigues, nº 7, Livramento -Monte, 9050-510 FUNCHAL;
Contacto e Inscrições: Manuel Vicente: 965342079; Isabel Pinto: 966228766; Email: permaculturamadeira@gmail.com;
Preço: € 50 por cada fim-de-semana (€ 25 no acto da inscrição);
Para quem estiver interessado, enviamos em anexo o cartaz de apresentação do curso, com informação mais detalhada.
 
Agradeço a divulgação do curso a terceiros.
 
Obrigado.
 
Manuel Vicente


ruiev@live.com.pt - o meu Email - my Email.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

FW: Programa para Cordão Humano


Programa para o Cordão Humano sobre o aterro na Baía do Funchal - Domingo, 20 de Fevereiro

- Concentração na ponta do Cais da Cidade a partir das 17.30.

- Deslocação para o aterro em fila indiana e formação do Cordão Humano às 18.00 (será emitido um sinal sonoro para assinalar o início).
...

- Às 18.30 será emitido um segundo sinal sonoro para iniciar o minuto de silêncio em homenagem às vitimas da catástrofe do dia 20 Fevereiro de 2010.

No final do minuto de silêncio será emitido um novo sinal sonoro.

- O Cordão Humano manter-se-à até às 19 horas, sendo o final assinalado pela emissão dum sinal sonoro.

Informamos que esta é uma acção de sensibilização, com o exclusivo objectivo de retirar o aterro e recuperar a praia junto à Avenida do Mar. É uma manifestação pacífica, sem qualquer conotação partidária e apelamos aos participantes para ignorar qualquer tipo de provocação.

Não estão previstos discursos e a organização estará disponível para falar com os representantes dos órgãos de comunicação social após o minuto de silêncio em memória das vítimas da aluvião de 20 de Fevereiro de 2010.

Repassar aos vossos contactos
Obrigado
 
Miguel Sá

 

 

P Por favor pense na sua responsabilidade ambiental antes de imprimir este email.

 

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Encontro da Lua Cheia - sexta 18 Fev. - às 20.00 horas

Este nosso encontro será no Mini Eco Bar à da Rua da Alfândega 3, Funchal 
e excepcionalmente às 20.00 horas (necessariamente até às 22.00). Todos são bem-vindos ! 
Neste encontro conversaremos sobre:
1. o Grupo da Lua Cheia
2. o que é uma Eco-Aldeia,
3. a sua razão de ser aqui na nossa ilha e em todo o planeta,
4. as implicações do actual estado da nossa civilização versus uma humanização e consciencialização das limitações do planeta e nós humanos,
 
5. decidiremos uma data para projecção do documentário Meat the Truth - uma verdade mais que inconveniente - legendado em portugues, o qual versa sobre a inconveniente, para muitos interesses, responsabilidade da industria de produtos de origem animal no aquecimento global, isto além de todas as questões éticas e de saúde associadas.

Voluntários para a reflorestação do Pico do Areeiro



         Após o terrível incêndio de Agosto de 2010 a desertificação alastrou por toda a cordilheira central da Ilha da Madeira. Os oásis que a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal estavam a criar no Pico do Areeiro e no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha ficaram quase totalmente transformados em esqueletos calcinados, rochas fracturadas e solos cobertos de cinzas.
Hoje o Pico do Areeiro está transformado no Pico do Radar (ver foto 20). Só com muita persistência será possível o regresso da biodiversidade aos píncaros da Ilha e acabar com a deprimente paisagem a preto e branco. E é com esse objectivo que os voluntários da Associação estão trabalhando depois do rude golpe, que destruiu cerca de 90% da plantação realizada desde 2001.
No Sábado passado (12.02.11) plantámos cerca de 500 plantinhas de espécies indígenas, fornecidas pelo nosso amigo Gouveia e oriundas do viveiro da Quinta dos Jardins do Lago. Para além dos nossos sócios, contámos com a colaboração dum entusiasmado grupo de adolescentes do Abrigo de Nossa Senhora das Dores.
Para o próximo Sábado teremos a participação dum grupo de alunos do 12º ano da Escola Secundária Francisco Franco e vamos solicitar à Direcção Regional de Florestas o fornecimento de mais plantas.
Até ao fim de Março, queremos plantar toda a área que já está limpa de árvores e arbustos queimados. Para atingir esse objectivo necessitamos de mais voluntários.
Observe as fotografias e veja como a Ilha da Madeira necessita da sua ajuda para ficar mais verde, mais segura e mais rica em água.

Saudações ecológicas,

Raimundo Quintal