terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Voluntários para a reflorestação do Pico do Areeiro



         Após o terrível incêndio de Agosto de 2010 a desertificação alastrou por toda a cordilheira central da Ilha da Madeira. Os oásis que a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal estavam a criar no Pico do Areeiro e no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha ficaram quase totalmente transformados em esqueletos calcinados, rochas fracturadas e solos cobertos de cinzas.
Hoje o Pico do Areeiro está transformado no Pico do Radar (ver foto 20). Só com muita persistência será possível o regresso da biodiversidade aos píncaros da Ilha e acabar com a deprimente paisagem a preto e branco. E é com esse objectivo que os voluntários da Associação estão trabalhando depois do rude golpe, que destruiu cerca de 90% da plantação realizada desde 2001.
No Sábado passado (12.02.11) plantámos cerca de 500 plantinhas de espécies indígenas, fornecidas pelo nosso amigo Gouveia e oriundas do viveiro da Quinta dos Jardins do Lago. Para além dos nossos sócios, contámos com a colaboração dum entusiasmado grupo de adolescentes do Abrigo de Nossa Senhora das Dores.
Para o próximo Sábado teremos a participação dum grupo de alunos do 12º ano da Escola Secundária Francisco Franco e vamos solicitar à Direcção Regional de Florestas o fornecimento de mais plantas.
Até ao fim de Março, queremos plantar toda a área que já está limpa de árvores e arbustos queimados. Para atingir esse objectivo necessitamos de mais voluntários.
Observe as fotografias e veja como a Ilha da Madeira necessita da sua ajuda para ficar mais verde, mais segura e mais rica em água.

Saudações ecológicas,

Raimundo Quintal
               





Sem comentários: